05 setembro 2016

Reflexões da vida quase adulta

A gente vive uma geração que você precisa conquistar a vida na casa dos vinte e poucos, mesmo eu achando que a vida vai muito além disso, é inevitável, a gente sente essa pressão chegando quando começa a viver de verdade fora da nossa caixinha de conforto, e eu tenho falado muito sobre isso esse ano, não é que tenha sido um baque minha rotina ter mudado tanto, mas sim o quanto eu tenho aprendido com essa vida quase adulta. O que eu percebi é que a gente pode estar na melhor universidade do país, pode ter feito cursinho, vários cursos, etc, mas aonde a gente aprende mesmo é fora desses lugares.
A gente não aprende a viver decorando conteúdo pra jogar numa prova, a gente não aprende a viver lendo sobre o mundo, sobre os problemas e não os vivendo, a gente aprende é enfrentando tudo isso na realidade.
No meu caminho pra USP leste, no trem, eu vejo a verdade paulistana, as pessoas de extrema baixa renda, pessoas que realmente, em todos os sentidos, moram em baixo da ponte, que não tem acesso a saneamento básico, educação de qualidade e lazer, que luta pra dar o pão pro filho que entra no trem e pede algumas moedinhas. E por mais que há duvidas se aquele dinheiro que você entrega vai ser pro pão ou não, a importância do ato de ajudar é ter empatia. Ter empatia é aprender a viver melhor consigo mesmo e com os outros. E você não aprende a ter empatia se não enfrentar isso de olhos bem abertos, se você não sentir no seu coração.
O aprendizado vem lidando com as pessoas, é entender que somos diferentes um do outro, que é preciso ter paciência e acima de tudo respeito, que por mais que você não consiga entender aquela pessoa da faculdade, do trabalho, ou de qualquer outro lugar, ela é um ser humano com todas as complexidades que você também tem e por isso a gente deve aprender a lidar, a respirar fundo e não sai xingando a mãe de ninguém.
Ou quando a gente tá no trabalho e tem que enfrentar reclamação, pressão, tempo, fome, sono, a gente aprende que chefe não é mãe e pai, que a gente não tá em casa, e assim aprende-se novamente  a ter paciência, a querer melhorar, lutar pra melhorar e buscar o melhor, a lidar com pessoas, a enfrentar as situações.
A gente aprende assim, na fila do  banco quando alguém puxa conversa com você e aquilo se torna mais interessante e agregador do que uma conversa no WhatsApp, com a pessoa mais velha que conta sobre uma experiência de vida, com os obstáculos que enfrentamos, quando a gente quebra a cara, quando algo não dá certo, com os relacionamentos, com o amor, quando o dia tá ruim, quando tudo parece conspirar contra você, quando chove e você tirou o guarda-chuva da bolsa, quando você precisa economizar, quando você toma uma decisão, quando você erra, quando precisa admitir seus erros, quando precisa aprender a perdoar, quando quer o melhor, quando é gentil, quando tem paciência, quando reclama do despertador mas sabe que deve levantar, quando recomeça todos os dias pronto pra aprender, mesmo que não perceba. Porque é esse aprendizado que é importante pra vida.

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? Mandei no seu email um artigo superinteressante sobre Novembro Azul. Publique na primeira semana de Novembro, para obter mais resultado. Caso não tenha recebido é só solicitar. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou passando para avisar que enviei um artigo sobre Consciência Negra, caso não tenha recebido entre em contato pelo novo email contato@pontomakeup.com, enviarei novas propostas por ele. Beijos

    ResponderExcluir
  3. OiOi Gabriela,tudo bem?
    A verdade é que a cobrança em cima dos jovens é muito grande,mas ao meu ver nós é que temos que fazer nossas escolhas independente do que os outros pensam.
    Bjx
    vinteanoos.blogspot.com
    facebook.com/vinteanoos
    ig: @carolarrudax
    canal: https://www.youtube.com/channel/UCfyKBScjv4FlgenoRP_pUpA/feed
    xx

    ResponderExcluir
  4. Olá eu sou a Rosi Feliciano, já nos falamos outras vezes sobre parceria
    Quero colaborar no seu blog
    Enviei recentemente artigos sobre:
    Emagrecer no verão
    Benefícios do Vinho
    Emagrecer definitivo em 2017
    Caso não tenha recebido só solicitar.
    Não cobro, o que peço é um link para meu blog.
    Também ofereço link e uma super divulgação. Peça uma proposta
    Desejo pra você e sua família um ótimo Ano Novo.
    Que esse novo ano seja um ano de grandes conquistas e realizações para nós todos.
    Obrigada
    Rosi Feliciano
    WhatsApp 43991334541
    contato@pontomakeup.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...