04 março 2016

5 representatividades femininas no cinema


É notável que não há um número legal de mulheres em cargos decisivos no cinema, a indústria cinematográfica continua estereotipando o papel das mulheres nos filmes e séries. Mas listei quatro filmes e uma série que mostram personagens mulheres fortes e totalmente o contrário daquele papo de sexo frágil.

1- Rey

A Rey protagoniza o filme Star Wars: O Despertar da Força, ao lado de um negro, Finn e um latino, Poe. O filme tem uma representatividade feminina muito forte, quem assistiu deve ter visto que em nenhum momento a Rey precisou de alguma ajuda masculina, diferente de muitos filmes desse gênero que no enredo as mulheres sempre são colocadas em perigo e precisam ser salvas pelo herói. Em nenhum momento o filme caminhou para esse clichê.

2- Jessica Jones

A história em quadrinho de Jessica Jones estreou como série em novembro de 2015 e mostra não só a representatividade de uma mulher forte - mesmo com seus defeitos e fraquezas- como uma super heroína, mas também aborda assuntos como relacionamentos abusivos, o estupro, o aborto e a força das mulheres.

3- Claireece


Precious conta a história de uma jovem negra e gorda que é constantemente abusada pelo pai e violentada pela mãe, a jovem precisa se esforçar para levar a vida adiante. Após muita luta, Preciosa começa uma jornada que a levará ao mundo de luz, amor e auto-determinação. O filme foi baseado no livro "Push" da autora Sapphire que também é negra!

4-  Furiosa



Apesar do nome "Mad Max", o filme não tem Max como ator principal. Na verdade, Furiosa que protagoniza toda a história. Mad Max - Estrada da Fúria mostra excelentes momentos de liderança da mulher e emponderamento feminino.

5- Malévola



Malévola conta a história sobre o ponto de vista de uma vilã, o filme também prioriza o universo de soberanias femininas. O roteiro foi escrito pela Linda Wolvertoon e Linda e Angelina deram várias entrevistas e falaram da preocupação que tiveram com as pautas feministas.





8 comentários:

  1. Ideia de postagem maravilhosaaaaaaaa! GIRL POWER!

    A única que não conheço a Rey, mas as outras são definitivamente mulheres fortes e fodonas que a gente precisa se inspirar!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Sim, preciosa é uma personagem tão forte e incrível. Gostei bastante de encontrá-la no meio das demais personagens femininas e fortes do post.
    É muito legal observar que a visão sobre a mulher está cada vez mais real nos cinemas, afinal, não é o gênero que denomina se a pessoa é forte, fraca, burra ou inteligente, mas sim suas ações. Oremos que isso seja só o inicio de uma breve mudança mundial, que a igualdade deixe de ser algo sor escrito na lei, mas sim praticado no dia a dia.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/


    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza será uma longa caminhada, mas já é um começo!
    Obrigada pela vista, volte sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Tudo bem?
    Nunca tinha parado pra pensar nisso... e realmente.
    Lá pra trás tbm encontramos filmes assim, como Elektra e Sucker Punch.
    Passando pra retribuir seu comentário lá no meu blog.
    Volte sempre! www.espinhapunk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriela,tudo bem?
    Eu não sou de assistir filmes,mas adoro saber que alguns estão mudando isso de que a mulher sempre tem que ser salva pelo príncipe encantando! Já to querendo assistir todos.
    Bjx
    vinteanoos.blogspot.com
    facebook.com/vinteanoos
    xx

    ResponderExcluir
  6. Amei a seleção e escolha..
    Ainda mais Jessica Jones <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...