22 fevereiro 2016

VESTIBULAR: 5 Dicas de quem passou na USP


Uma das melhores coisas na vida é ser aprovado na universidade do seus sonhos, no curso dos seus sonhos! Eu fui aprovada na Universidade de São Paulo, depois de um ano inteirinho dedicado aos estudos. E para conseguir essa aprovação contei com a ajuda de muitas pessoas, por isso nada mais que justo do que compartilhar com quem esta na fase dos vestibulares um pouco das dicas que eu fui obtendo enquanto vestibulanda.

Informação

Eu estudei em escola pública e sou bem sincera quando digo que nunca tive muitas informações sobre vestibulares na escola, na verdade só entendi o que realmente era o vestibular quando entrei no cursinho. Contudo, pode parecer que não, mas se informar é algo valioso! Muitas pessoas não entendem o perfil do exame que vai prestar, por exemplo o perfil do ENEM é um, o do vestibular da FUVEST é outro, a Unicamp e da Unesp também têm seus próprios modelos. As informações sobre os vestibulares não são inclusivas, já conheci gente que só fez o ENEM, porque nem sabia da existência de outras provas. Por isso é legal buscar o máximo de informações que você conseguir sobre todos os vestibulares.


Organização 

Eu considero essa dica a mais importante de todas! É extremamente necessário que você seja organizado se deseja ter sua esperada aprovação. Compre uma agenda! Algo que eu sempre tive o costume de fazer e que me ajudou muito para o vestibular, era escrever na agenda tudo o que eu precisava fazer no dia. Por exemplo: - Estudar história aula 1 / - Resolver exercícios de matemática / - Fazer um simulado. E desta forma, você vai riscando conforme vai cumprindo, escreva também as matérias atrasadas e aquilo que você tem que por em dia, essa é uma maneira de controlar a ansiedade e controlar os estudos.

Faça um cronograma

Montar um cronograma de estudos é primordial, organize todos os seus horários e tudo o que você vai fazer no dia, se você ainda está na escola e vai prestar o vestibular, ou se você só faz cursinho, se você faz escola mais cursinho, que foi o meu caso, se você estuda sozinho ou se você trabalha e estuda, monte um cronograma com o horário que você acorda, que estuda tal matéria, o horário que você come, descansa, faz simulado. Claro que nenhum cronograma é inalterável, você pode ir mudando conforme vai ficando melhor pra você, mas o ideal é que você tenha essas metas para cumprir no seu dia e uma disciplina, isso foi essencial para mim!

Faça simulados

Você precisa conhecer seu "inimigo" se quer enfrentá-lo, certo? Por isso eu digo faça muuuuitos simulados para se preparar. Mais uma dica é que você foque especialmente nos simulados do vestibular da faculdade que você mais quer. Imprima as provas dos últimos quatro anos ou mais e vai fazendo, depois veja sua pontuação, procure ajuda nas questões que você errou. Desta maneira você consegue entender o perfil do vestibular que vai prestar, visto que cada um acaba abordando sempre aquele conteúdo específico. Assim você vê também como seus estudos estão rendendo, e no que precisa melhorar. Quando eu fiz a FUVEST tinha treinado com tantas provas antes que o nervosismo na hora da prova decisiva nem foi tão grande, e eu já tinha "sacado" a pegada desse vestibular e o que eles exigiam.

Foco no que você quer

O lado emocional também conta muito nessa fase, é normal se sentir com medo, inseguro, eu vivia ansiosa, achando que nada do que eu estudava era suficiente, e isso é realmente muito normal. Mas você precisa também ter confiança em você, principalmente antes de fazer as provas. Eu sempre ouvia de várias pessoas "mais é muito difícil, né?", ou quando você conhece aquela pessoa que está prestando para o mesmo curso que você pela segunda vez e aí bate aquele medo, não dê ouvidos, não se preocupe! Acredite e confie no que você está trilhando e se sinta preparado, sentir aquela insegurança é até saudável, eu conheci muita gente segura demais que não passou. Vai acontecer um monte de coisa para tornar tudo mais difícil e muita gente vai duvidar, ou te assustar, mas foco e concentração no que você quer, que você chega lá, sim! Pense positivo. E atenção para a qualidade do seus estudos!



Qualquer dúvida sobre vestibular você pode mandar nos comentários ou por e-mail, bons estudos!






18 comentários:

  1. Eu não passei nessa faculdade aí, mas sei o que é esse ano pré-vestibular e posso afirmar que os simulados que eu fui treinando em casa foram os que mais me ajudaram a me preparar pro ENEM. Vale super a pena, principalmente quando a gente não tem muitos recur$o$.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, fazer simulado é essencial!!
      Beijos

      Excluir
  2. Dicas super interessantes pra quem busca a aprovação no vestibular. Se você focar e fazer por onde, tudo dá certo! HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai que bom que você passou na USP! Eu na época não consegui, mas passei pelo ProUni na Puc! Pra passar eu ralei também hahaha Gostei das dicas para quem ainda vai prestar vestibular :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, parabéns pra você pela aprovação na PUC!!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá, amei seu post, muito bacana!!! e que design linnndo ♥

    vc ja conhece o blogueira que inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    se vc me seguir, sigo de volta ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Maravilhosas.
    Bom final de semana.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não passei na Usp, mas adorei as dicas. Acredito que é sempre bom tomar notas de dicas relacionadas a educação e comportamento.

    Até mais http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e com você?
      Exatamente, as dicas não são válidas apenas para quem quer passar na USP, mas de maneira geral, para quem estuda ;)
      Até mais!

      Excluir
  7. This is awesome article and great tutorial, I really enjoy reading it, thanks Google for help to translate it. thanks for your sharing to all together. Regard - Blog Tutorial Supporter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, thank you so much, I'm really happy that you like it!!

      Excluir
    2. Hi, thank you so much, I'm really happy that you like it!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...