02 agosto 2015

Texto: Espírito de viagem


Pela janela do restaurante eu fico observando as pessoas. É incrível sair do seu mundinho do dia a dia e enfrentar um lugar diferente. Depois que você faz sua viagem sem os pais pela primeira vez, o gosto da liberdade se mistura com aquele frio na barriga e traz uma sensação memorável. É como se você começasse a realmente se sentir mais velho, e algumas coisas vão ficando lá atrás.
Enquanto eu e meus amigos esperávamos o almoço chegar, ali estava eu sentada perto da janela vendo o movimento de pessoas. Não era o fluxo de pessoas que eu costumava ver da janela do ônibus na minha rotina. Não eram pessoas apressadas, andando rápido pelos semáforos, não eram vidas apressadas, e mentes ocupadas.
Estavam todos de viagem e por isso mesmo que esqueceram essas pessoas frenéticas que são, e por um instante só se dão o prazer de viver. E não deveria ser assim sempre?
Vivemos um dia depois do outro, só seguindo o dia, monotonamente, só seguindo o fluxo, só atravessando rapidamente, só correndo pra não chegar atrasado, só torcendo para o final de semana chegar, o final do ano, alguma coisa. Mas nunca estamos esperando o agora. A gente sempre se esquece. Dos votos do começo do ano, das nossas próprias promessas, das nossas vontades, dos nossos sonhos mais ocultos. A gente se dá o trabalho de não dar trabalho a nós mesmos, e ser só alguém.
A vida deveria ser como essa viagem. Nós deveríamos ser como somos nessas viagens.
Eu sei que a vida não é só alegria, mas a gente se esforça tanto pra ser feliz, e será que a felicidade é todo esse esforço? A felicidade é o caminho pra viagem, é a viagem, é depois, é tudo de bom e renovador que fica. A felicidade é tão simples, mas a gente complica tanto.
Deixamos escapar alguma coisa durante os dias, esquecemos algumas coisas de propósito, nos sabotamos e nos perdemos por aí.
Eu só queria ser essa pessoa da viagem sempre. Eu queria sentir que as coisas boas sempre ocupam um espaço maior que os problemas, eu queria que essa esperança que nasce em um lugar diferente morasse comigo. Mas há alguma coisa nesses dias cheios que nos esvazia.
No entanto, lá estava eu pensando em tanta coisa e tentando não sumir com essa esperança dentro de mim. E aqui estou eu, escrevendo pra não perder, e lendo pra não esquecer. Que a felicidade tem sempre que ocupar um espaço maior que os problemas, que nós temos que ter a esperança que temos quando estamos viajando e carregar conosco esse espírito de viagem.




10 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei a profundidade das palavras no seu texto! Parabéns!
    Marquei com esse trecho: "A felicidade é o caminho pra viagem, é a viagem, é depois, é tudo de bom e renovador que fica. A felicidade é tão simples, mas a gente complica tanto." *-*
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Volte sempre

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso!
    Acabei de voltar de uma viagem, porém ainda com minha mãe.
    Seu texto me deu uma sensação estranha: uma nostalgia de algo que ainda não fiz.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já tive essa sensação também hahaha Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  3. Concordo com tudo o que você falou. Deixamos o presente sempre pra trás.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente viaja, de certo modo a gente muda um pouco. Ver pessoas diferentes, coisas diferentes e até mesmo uma cultura, acaba mudando quem somos, nem que seja somente um pouco. É a melhor sensação que tem.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, essa sensação é maravilhosa.

      Excluir
  5. Muito lindo e bem escrito! Adoro esse dom das palavras, coisa que eu não tenho.
    Fiquei inspirada com seu texto e já que estou de viagem marcada ele me fez refletir :)

    Beijinhos e boa semana
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meu texto tenha te inspirado! Boa viagem :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...