17 julho 2014

Por que procrastinamos?


-Ato de deixar pra depois
A palavra procrastinar vem do latim procrastinare, que é a junção do prefixo pro (encaminhar) e castinus (amanhã). Ou seja: deixar pra amanhã, enrolar, adiar... entre outros sinônimos. O famoso "amanhã eu faço" é a prova de que todos nós procrastinamos às vezes. Mas até que ponto isso pode chegar?
O ato de deixar pra depois trás uma falsa sensação de alívio, no entanto, nem toda procrastinação resulta em vitória, na maior parte, trás uma sensação de culpa na pessoa, por não ter conseguido controlar o seu próprio tempo.
-Dúvidas
"Arrumar o quarto ou mexer no computador?" "Dormir mais 15 minutos ou estudar?" "Sair com os amigos ou cumprir algum compromisso?" Essas e outras dúvidas são normais em nosso dia a dia, quando a escolha é algo pessoal é muito mais simples de decidir, mas quando temos que fazer determinada escolha sobre pressão a decisão parece se tornar muito mais complicada.
-Quando isso se torna sério?
De fato não há nada de errado em procrastinar de vez em quando, aliás, é normal do ser humano não se sentir determinado para tal situação. Mas a procrastinação não é a mesma coisa que preguiça, enquanto a preguiça é o ato de evitar algo, a procrastinação é deixar pra última hora. Quando o ato de adiar se torna um hábito e a pessoa frequentemente atrasa algo que não deveria, o problema se torna sério.
-Nossa percepção sobre o tempo
Estamos mudando nossa percepção sobre o tempo cada dia mais, esperamos com urgência uma resposta, seja numa mensagem, em uma ligação ou e-mail, porém, antigamente as pessoas esperavam dias pra receber uma carta. Talvez isso nos leve a pensar que por um lado estamos sempre diante do "agora" mas por outro lado ficamos ávidos pelo "depois".
-Como eu faço pra não enrolar? 
É claro, que sempre estaremos diante da dúvida do agora e do depois, mas a melhor maneira de parar de enrolação e agir, é se organizar e se concentrar. Defina prazo, rotina e metas. Não há problema em procrastinar de vez em quando, mas quando isso interfere sempre nas nossas escolhas é necessário tomar cuidado.

Leia também:
Por que nós mudamos tanto?
5 dicas para aproveitar melhor a vida e ser feliz

30 comentários:

  1. Você realmente escreve muito bem, e concordo com suas palavras, as pessoas gostam de deixar tudo para depois, eu costumava adiar muita coisa importante para fazer primeiro as coisas mais "legais", tanto que depois de um baita lição eu acordei e não faço mais isso, quer dizer, pelo menos quando calculo que as consequências serão horríveis!
    Beeijos

    a-indecifravel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, eu também tive uma lição por isso, tanto que eu aprendi! Obrigada pela visita, beijos. ♥

      Excluir
  2. Aonde este blog andou, que eu não conhecia?!
    Fiz uma ótima reflexão através deste post, inclusive, eu não sou muito de procrastinar. Mas quando isso acontece, eu acabo sim entrando numa fria. E realmente, precisamos focar mais, ter um objetivo concentrado para poder evitar que isso aconteça.
    Meu namorado precisava ler isso. rs'
    Adorei Gabriela. O post, o blog e tudo por aqui!
    Beijos
    http://escrituras-da-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmela, fico muito feliz que tenha gostado do post e do blog, volte sempre, será super bem vinda!
      Concordo com você se tivermos um objetivo conseguimos evitar que isso aconteça! Passa o link do post pro namorado heuheue
      Beijão ♥

      Excluir
  3. Depois desse post eu percebi que ando procrastinando muito, e vou dar um jeito de diminuir isso que já virou rotina. Agora é só tentar se concentrar nas metas que fiz enquanto lia!
    Bom, vim aqui convidar você para se inscrever no meu blog, e já curti a page do blog de vocês!
    http://red-beaniel.blogspot.com.br | xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Haline, que bom que conseguiu perceber e criou metas, isso sempre é importante!
      Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  4. Nossa, eu procrastiono bastante foisdjoifsjd Todos nós somos assim, e eu acho que não deveríamos.Estamos deixando tudo pra última hora e muitas vezes pode nos prejudicar.
    Ótima postagem ♥
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia, verdade concordo com você, sempre deixamos as coisas pra última hora né!
      Que bom que gostou, obrigada pela visita ♥ Beijos!

      Excluir
  5. conheçe a pitty? tem uma música dela que gosto muito que fala "não deixe nada pra depois não deixe o tempo passar..." Sabe gosto muito dela porque deixar as coisas para amanhã não é bom, ainda mais porque agente não pode sabe oque pode acontecer. Beijos (post com seu blog, lá no meu blog haha)

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, conheço sim! Eu adoro essa música, pura verdade, né!
      Irei ver a sua postagem *-*
      Beijos, obrigada pela visita ♥

      Excluir
  6. Adorei o texto.
    Procrastinar é humano...
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Foco o mais difícil. Procrastinação = a famosa bola de neve... rsrsrrs

    Parabéns Gabi.

    http://cheiadepapo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Karlinha, muito obrigada ♥ Beijos!

      Excluir
  8. Do ano passado pra cá eu ando tentando não deixar nada pra depois, embora seja difícil eu estou me organizando melhor, definindo metas e prazos para os meus afazeres, e quando não cumpro me sinto muito culpada, o que me motiva ainda mais a fazer as coisas no tempo certo, não adiar e nem atrasar nada. Já recebi até elogios por estar sendo mais pontual e fazendo as coisas nas datas certas hahaha ;)
    Ótimo texto, me fez refletir em como eu mudei nesse aspecto.
    beijos, amo esse blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Thalita, sempre me sinto culpada! Os elogios são motivadores né, é sempre bom quando percebem a pontualidade heueh Fico muito feliz que tenha gostado do texto e do blog *-*
      Beijos e volte sempre que é bem-vinda ♥

      Excluir
  9. Olá =).
    Acho que são poucas as pessoas que não fazem isso, eu mesma faço. Costumo deixas as coisas para cima da hora e tudo, rsrs. Gostei do post.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Inês, isso sempre acontece né! Beijos ♥

      Excluir
  10. Ótimo texto! E você foi muito fiel a realidade, adorei!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandra que bom que gostou, beijos ♥

      Excluir
  11. Sou mestre quando o assunto é procrastinar. E eu tento parar de adiar as coisas mas eu fico adiando isso, tipo faz sentido? Hahah.
    Beijos.

    http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito de enrolar...
    Só em certos momentos...
    Mas, geralmente, tenho tanta coisa para fazer que cada minuto na atividade é preciosos!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lu, eu percebo isso principalmente quando estou estudando!
      Beijos ♥

      Excluir
  13. Ai, a gente faz isso mesmo, e tem coisas que sempre deixamos pra amanhã, ou seja, nunca fazemos, aí sim é ruim. E essa conhecida mania de deixar tudo pra última hora, o fim dá certo, mas só que aí tem que fazer logo, e como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Laura, a pressa é inimiga da perfeição, nada melhor do que adiantar as coisas pra ficarem como planejamos!
      Beijos ♥

      Excluir
  14. Adorei o texto. E parece que foi o destino que me fez ver esse post, porque eu estava precisando bastante dessa mensagem. Ultimamente eu tenho deixado muito as coisas importantes pra depois e tenho dado prioridade ao trivial. Esse texto me fez refletir muito, foi tipo um puxão de orelha. Amei e obrigada, rs. (:
    Beijos.
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que esse texto tenha te ajudado Natalia, é uma sensação de meta realizada saber que foi útil pra alguém!
      Obrigada pela sua visita, volte sempre. Beijos ♥

      Excluir
  15. ótimo texto,e ótimo blog :)) fico tão feliz quando encontro blogs assim que fogem desses ctrl C ctrl V .
    Muito sucesso pra vcs ^^

    bjo
    http://blogdia29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada Giovana, fico muito feliz por saber que gostou desse cantinho, volte sempre que será bem-vinda! ♥ Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...