11 abril 2014

#NãoMereçoSerEstuprada


Nos últimos dias vem repercutido muito sobre o feminismo nas redes sociais e na mídia, motivo: A pesquisa do IPEA que mostrou que 65% dos brasileiros acham que mulheres de roupa curta merecem ser estupradas. Tal fato tem gerado bastante polemica, tanto com piadinhas sem graça de machistas, quanto nas mulheres, já que isso abalou a segurança de todas. Mesmo depois de ser divulgado o grave erro da pesquisa que se corrigiu dizendo ser 26% e não 65%, a revolta não deve ser minimizada.
Segundo os dados corretos, um a cada quatro brasileiros culpam as mulheres e suas vestimentas por serem atacadas, e vale ressaltar que a pesquisa também foi feita com mulheres, ou seja, as próprias se culpam. Isso é algo mais que lamentável, é ignorância de ambas as partes.
Os dados chocam, eles deixam ainda mais claro o que eu e muitas mulheres já sabíamos, vivemos em um Brasil completamente machista. Já é motivo mais que suficiente de levantarmos a bandeira do feminismo, e lutarmos pelo direito do nosso corpo, e de vestirmos o que quiser. É lastimável saber que temos que seguir o que a sociedade impõe e ter medo de sair na rua, pelo simples motivo de estarmos de roupas curtas. E é então que eu pergunto: o que dá o direito ao homem ou quem quer que seja de proibir ou julgar alguém por seu vestuário? O que determina a ele de influenciar o modo que somos e queremos ser? Obviamente a ideia de superioridade e de comando, nada mais nada menos que o machismo.
E é ele que vem causando grandes tragédias não só nas ruas, mas dentro de casa. O senso comum que o homem ter que ser a cabeça do lar, que atrás dele vem uma mulher. E nas ruas, claro, os assédios e as cantadas baratas que constrangem e desrespeitam as mulheres. 
A culpa do estupro nunca é da vitima, muito menos do que ela está vestindo, é sempre do estuprador. Não é uma roupa, cor de pele, ou o modo como ela se maquia que vai evitar que um homem a ataque. Mulheres com shorts curtos são estupradas. Mulheres de burcas também. É por isso que devemos insistir tanto no feminismo, inclusive nós jovens, afinal quantas tragédias mais devem acontecer para que nós mulheres sejamos livres? Porque não há nada que apague o fato de que 50 mil mulheres são estupradas no Brasil por ano.

Aproveite e leia também outro artigo sobre Feminismo.


20 comentários:

  1. Ótima iniciativa sua postar sobre isso, ajuda e informa bastante!
    Bjs.
    Fico te esperando lá no blog.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, a iniciativa é maravilhosa. Achei um absurdo esta história da roupa que a mulher usa. Acho que com um vestido no pé ou um short curto, nenhuma mulher merece ser estrupada.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, acho que as pessoas deveria ter mais iniciativas em abordas temas como esse! Concordo com você, independe da roupa.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Adorei a iniciativa de falar sobre esse tema tão polêmico. Eu, como feminista, fiquei chocada com o resultado dessa pesquisa e acho muito válida essa campanha do "Eu não mereço ser estuprada". É incrível existir tanto preconceito e machismo ainda no séc XXI.
    Amei seu blog. *-*
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natalia, é ótimo saber que as pessoas apoiam essa iniciativa! Sim, isso chocou todas nós feministas, deplorável ver isso em pleno séc XXI mesmo.
      Obrigada pela visita, volte sempre *-*

      Excluir
  4. Também acho que mulher nenhuma deve ser estuprada, algumas usam roupas mega curtas e eu não acho isso legal mas com certeza não é motivo pra estupro. Acho machistas ridículos.

    http://indecision-s.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não, concordo com você muitas usam roupa mega curta com um sentido mais provocador, mas porque não podemos afinal?
      Machistas são ridículos mesmo :/

      Excluir
  5. Concordo, acho muita falta de senso de noção os homens que não respeitam as mulheres.

    sou nova aqui ! http://gitavaresblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ninguem merece ser estuprada, nem se alguma mulher quisesse andar pelada no meio da rua ela não mereceria. É desumano.


    https://www.facebook.com/vemcaju
    http://www.vemcaju.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mesmo andando pelada isso não justificaria estupro!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Amei o post! #NinguemMereceSerEstuprada!
    Beeeeijos!

    http://makecharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, 50 mil de mulher estupradas em um ano? Desse eu não sabia, é bastante mesmo e concordo com você a culpa dessa barbaridade nunca é da vítima, não sei como algumas pessoas pensam ao contrário.
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrorizante né? Mas segundo os dados recente são 50 mil estupradas em um único ano!
      Infelizmente muitas pensam ao contrário Dayane.
      Bjs.

      Excluir
  9. Geeeente, e eu por fora dessas coisas! Mas mesmo com o erro, 26% é muito, a porcentagem deveria ser nula! Não é só o Brasil que é machista, é o mundo inteiro. Eles põe essa fachada de mulher com direitos iguais, mas no fundo a maioria tem preconceito. E o pior é o que você falou: as próprias mulheres pensam assim! Revoltante!

    Beijos
    https://escolhasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Amanda, o mundo é machista e prova isso não só com pesquisas, mas o tempo todo. Lamentável, e é como eu disse a próprias mulheres são machistas!
      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...