29 abril 2014

5 Dicas para quem está estudando para o vestibular

Assim como eu, sei que muitos de vocês também estão bem próximos de terminar o Ensino Médio e passar para a etapa dos vestibulares. Quando chega nesse momento nos sentimos pressionados não só por nós mesmos, mas também pela concorrência enorme que iremos enfrentar. Hoje, se você deseja se dar bem no mercado de trabalho, ou trabalhar na área que sempre sonhou, tem que se dedicar ao máximo nos estudos para conseguir bons resultados no ENEM, ou em outros vestibulares. É normal nos sentirmos confusas, e assim fica difícil manter o foco nos estudos, então separei algumas dicas para vocês que pretendem ir bem nas futuras provas.

1. Estudar em casa.
Não tem jeito, se dedicar integralmente aos estudos é necessário. Não estou querendo dizer que você não tem que ter vida social, acredito que nenhuma mente trabalha direito sem ter suas horas de lazer e descanso, porém você deve ceder algumas coisas para estudar em casa também. Só a escola (ou cursinho) não são suficientes. Compre revistas da atualidade, ou de estudos para vestibular, visite sites, assista vídeo aulas. Eu tenho uma dica pessoal de fazer um caderno de estudos, e ir anotando tudo nele. Funciona!

2- Ler literatura
Uma das partes do vestibulares são sobre os clássicos da literatura brasileira, essa é minha parte favorita, e além de passagens literárias dos clássicos cair na parte de Linguagens, há também possibilidade de cair em questões de história, por isso não tem como fugir da literatura. Outra dica que eu costumo sempre usar é não ler por obrigação, eu mesma sempre pesquiso sobre os períodos e leio os livros por conta própria. Se você está no ensino médio, procure ler os livros antes de serem cobrados, leia de várias escolas literárias, busque informações sobre o autor, quando o livro foi publicado, como era a sociedade naquela época. Poque assim a leitura não fica cansativa, e você tem mais chances de se lembrar delas na hora da prova.

3- Foque nas matérias que você tem mais dúvidas
Se a área que você mais tem dúvida é na de exatas (meu caso huehue) ou na de humanas, então procure se esforçar o dobro nessas matérias, porque elas exigiram mais de você.  

4- Escreva
As redações são grande parte da pontuação dos vestibulares. Muitos dos conselhos é que ela deve ser a primeira coisa a ser feita na hora das provas, fazer um rascunho e depois de meia hora reler o que você escreveu, porque assim você poderá concertar erros de português que percebemos só depois. Além disso, é importante que você treine sua escrita, esteja atualizado e saiba argumentar sobre o que está acontecendo. O único jeito de escrever bem, é escrevendo sempre. 

5- Faça simulados de provas passadas
Quem já fez simulados de provas sabe o quão difícil é a questão do tempo, o recomendado é ficar três minutos em cada questão, mas para conseguirmos ser ágeis precisamos praticar! Faça simulados online, revisões de vestibulares passados, se inscreva em simulados preparatórios.  Porque treinando você já estará mais preparado para o tipo de questão que eles costumam perguntar, 3 quais são aquelas que você mais demora e as que são mais fáceis para você.

Bons estudos!




22 comentários:

  1. Hello, I so love this post!





    xoxo;
    Glitter DailyBeauty Blog


    Like GD on Facebook
    Follow GD on Bloglovin
    Follow GD on Instagram

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas **-** realmente, é necessa´ri otreianr a escrita, tem gente que vai muito bem em tudo, menos em redação.....
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, e então acaba comprometendo o restante da prova...
      Bjs.

      Excluir
  3. Eu já passei dessa fase, agora estou estudando para os concursos!

    Adorei as dicas!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Nossa estudar para vestibular não é nada fácil, valeu pela dica!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fiz isso quando fui prestar Etec (vestibulinho) e deram certo , usarei novamente pra quando fazer Enem . ótimas dicas <3
    www.omundinhoquaseperfeito.com/
    Beijos da Ketty ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prestei esse vestibulinho também, da certo mesmo! Mas o peso do vestibular é bem
      maior :(
      Bjs!

      Excluir
  7. Esse ano ainda não, mas ano que vem eu já vou fazer vestibular, e acredita que desde agora eu já to me preparando? Gostei demais o seu post (até favoritei) e vou fazer passo á passo para que ano que vem eu esteja preparado.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Tom! Só presto o vestibular ano que vem, mas a preparação começa bem antes mesmo. Muito obrigada pelo seu comentário!
      Volte sempre.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Conselho de quem passou por dois vestibulares...e foi aprovada nos dois, graças a Deus, é manter a calma. Por mais difícil que seja, é apenas uma fase e vai passar e você tem que ter calma e confiar que fez a melhor escolha.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por ser aprovada! E obrigada pela dica, irei manter a calma, porque realmente é essencial.
      Bjs <3

      Excluir
  9. Fazer simulados realmente ajuda, na minha época eu tambem fazia isso e era ótimo

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  10. Estou nessa fase de estudar, pesquisar, escrever, porque quero tentar vestibular esse ano. Suas dicas são boas, e realmente ajudam muito.
    Eu amo esse blog, lindo, lindo *-*
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu me mato de fazer simulados amei de mais suas dicas querida segundo seu blog!!!!
    http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Simulados ajudam bastante!
    Obrigada, volte sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...