01 outubro 2013

Aprendendo a tocar violão com a Internet

Você ganhou um violão e ele ta jogado no canto de seu quarto porque você não tem tempo nem paciência para aprender a tocar. Ou você não tem um violão mas sempre teve vontade de aprender. Adivinhei? Comigo era o contrário do segundo caso, sempre tive um violão a minha disposição e nunca me interessei a aprender. Foi quando conheci a Taylor Swift e me viciei em suas músicas que senti a vontade de tocar violão como ela toca. Então peguei o do meu pai e fui tentar sozinha, já que ele nunca quis me ensinar. Sentei em frente ao computador com o violão nas mãos e fui pesquisar.
Existem vários sites e canais no youtube que lhe ensinam tudo, mas vou indicar os que uso.

CifraClub
Você já deve conhecer, todos conhecem. O cifraclub.com além de ter cifras de milhões de músicas, também tem video-aulas, dicionário de acordes, afinador online, tutorais, e muito mais. O canal do youtube deles tem listas de reprodução que dividem pop rock internacional, músicas fáceis, reggae, sertanejo, rock... facilitando sua procura. Eles tem até aulas de canto! Os instrutores são simpáticos, calmos e explicam super bem. A primeira música que aprendi a tocar foi de uma video-aula do CifraClub, Que Pais É Este do Legião Urbana. Ela só tem 3 acordes, e dos mais fáceis. 

Para você que está começando, indico tentar essa música pois é a música mais fácil que eu conheço e é a primeira música de muita gente. Também indico assistir as aulas das versões simplificadas das músicas, pois se uma música é muito difícil para você, pode ser que na versão simplificada fique bem mais fácil.

Guitar Goddess
Este é um canal do YouTube feito por uma americana linda e fofa chamada Michelle Arseneau. CALMA, você não precisa entender tudo o que ela fala, pois como dizem, música é linguagem mundial. Você só irá precisar dos acordes e do ritmo da música, que ela deixa bem claro nos vídeos. Michelle tem várias vide-aulas, de artistas como Katy Perry, Taylor Swift, Ed Sheeran, Demi Lovato, Bruno Mars, Selena Gomez, Miley Cyrus, One Direction e muito mais. Eu amo o canal dela porque o jeito que ela ensina é fácil e claro. Ela toca a música dividindo-a em partes, coloca o ritmo e os acordes no mesmo tempo em que toca, você pode ir acompanhando junto. Ela também tem tutoriais separados para cada acorde, que ela coloca na descrição, assim os vídeos não ficam tão longos e você não precisa ficar pulando a parte que ela ensina um acorde que você já saiba. Além de tudo isso, a maioria dos tutoriais dela são super fáceis, você não fecha a janela do canal dela sem ter aprendido nada. Se você curtir os vídeos dela, se subscreva no canal para ficar por dentro das novidades pois ela posta vídeos todas as semanas.

Strum: É o ritmo da música, quantas vezes você tem que tocar pra cima e quantas vezes para baixo. Vai aparecer sequências das letras D e U. 'D' significa 'Down' (para baixo) e 'U' significa 'Up' (para cima).
Chords: São os acordes
No capo: Significa que você não precisa usar capotraste. Mas são poucos os tutoriais dela em que você não precise usá-lo então é bom você conseguir um se quiser tocar suas músicas preferidas.  

Ultimate Guitar
A maioria das video-aulas que a Michelle ensina, você pode encontrar a letra com os acordes no Ultimate Guitar. Para mim que não sou fluente em inglês ainda, fica complicado cantar uma música sem ler a letra, preciso da cifra dela. Tenho até uma pasta onde organizo minhas cifras, digo que é meu ''repertório'' haha.
Nesse site tem várias versões das músicas, você digita o nome da música que você quer na barra de busca e e irá aparecer ''ver 2, ver 3, ver 4...'' ai você olha e escolhe qual achar mais fácil.
Clique aqui para acessar.

Saber tocar um instrumento é algo maravilhoso e te enche de beneficios como a melhora de sua coordenação, concentração e memória. Você não precisa ter uma voz linda, você não precisa querer ser cantora, você pode tocar só por hobbie e diversão.
Espero que esse post tenha sido útil, assim como eu aprendi só com a Internet e sem ninguém ao meu lado para me ajudar, você também pode. No começo pode parecer que você nunca irá conseguir, pois demora, mas paciência é tudo e quando você menos esperar já estará tocando. Basta ter disciplina e treinar todos os dias ;D

2 comentários:

  1. Já tentei não deu muito certo.... kkk' tenho um violão faz 3 anos e só sei tocar o básico, do básico, doo mt básico =p

    Beijoooooos ;*

    SweetSecretFantasy.tk

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei mas não deu muito certo, vou ver os outros videos dela, achei que ela toca muito bem mesmo, mas sei tocar umas musicas aqui né, aquelas bem facéis ,haha, mas adorei seu post, foi muito bom!

    simples-garotaa.blogspot.com