24 julho 2013

Resenha: Morte Súbita - J.K. Rowling

Título original: The Casual Vacancy
Autor: J.K. Rowling
Páginas: 501
Gênero: Ficção Inglesa
Onde comprar? Saraiva.
Estrelas:
 (+bônus)

Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.



 
Devo começar essa resenha dizendo que eu nunca tive um livro preferido, porque nunca consegui escolher um só, mas depois de ler Morte Súbita ele logo virou o meu favorito de todos.
Antes de ler o livro já tinha lido algumas resenhas em blogs e vi que o livro formou opiniões diferentes, e muita gente não gostou. Atribui isso ao fato de que os leitores da J.K Rowling estão acostumados com a leitura fictícia e aventureira da saga: Harry Potter, e quando leram Morte Súbita notaram que é uma escrita totalmente diferente. Esse é o primeiro livro da autora voltado para adultos. Então, já vou logo avisando, não espere um livro igual ao Harry Potter, como muitos esperaram.
Li sem muitas expectativas e conforme a história foi se ampliando fiquei surpreendia com a escrita excelente, e o ponto de vista muito inteligente da autora.
O enredo se desenvolve depois da morte súbita de Barry Fairbrother um dos conselheiros distritais do vilarejo Pagford. Com sua morte inesperada é declarada a vacância, quando uma cadeira do conselho fica vazia depois do falecimento de um conselheiro distrital. Determinada a vacância a pequena cidade Pagford, que está em choque pela morte do tão célebre Barry, entra em eleição, para escolher quem ocupará o lugar de Fairbrother.
Mas é aí em que a guerra se espalha aos moradores do vilarejo.
O que mais gostei do livro é que a autora conseguiu descrever guerras existentes em nossa sociedade. O conflito descrito no livro acontece entre os pobres e os ricos, entre marido e mulher, entre pais e filhos, e conflitos de quando se é adolescente. O que não é diferente do que ocorre na vida real, não é mesmo? 
Me surpreendi com o senso político da história, a forma como a autora conduziu os personagens os ligando uns aos outros. Meus personagens favoritos são: Andrew, Gaia, Krystal, Samantha, Parminder e Sukhvinder.
Li o livro agora nas férias, em duas semanas, e assim que terminei fiquei com vontade de reler. De zero a dez, eu dou dez, mas ele merece onze.
O livro é extremamente interessante e tem uma história esperta e cativante sobre as intrigas entre os moradores de um vilarejo em que todo mundo se conhece e cada um luta dia a dia com seus problemas. Problemas, inclusive, parecido com os nossos.


6 comentários:

  1. Nossa, que legal, sempre quiz ler esse livro
    agora quero ainda mais ^^
    http://melhor-e-impossivel.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha vontade de ler Morte súbita aumentou agora kkk adorei a resenha Carol ^^

    Te espero lá no Mundo Teen!!!
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijuss >.<

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade de lê-lo. Deve ser ótimo !!

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que ficou com vontade de lê-lo <33

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...